quinta-feira, 14 de junho de 2012

QUINDIM DE COCO QUEIMADO (BY BENDITO QUINDIM)



Quindim é um doce que combina gema com coco que é uma coisa louca! E nessa época agora de festas juninas, não poderíamos deixar de passar uma receita bem gostosa de quindim para vocês. Não pense que a receita é uma qualquer não. A receita é para fazer quindim de coco queimado, que compartilhada conosco pela pessoal do Bendito Quindim, que está fazendo o maior sucesso em São Paulo com os seus quindins gourmet!
Para preparar este quindim irresistível de coco queimado, você irá precisar de:
- 250g de coco fresco ralado fino
- 250g de coco queimado (veja abaixo como preparar)
- 1Kg de açúcar refinado e peneirado
- 120g de manteiga sem sal, derretida e morna
- 100ml de leite de coco
- 36 gemas (peneiradas 2 vezes) ou 640g de gemas pasteurizadas
Primeiro é preciso prepara o coco queimado. Para prepará-lo você irá precisar de:
- 500g de coco fresco ralado fino
- 1/2 xícara de açúcar
- 100ml de água filtrada
Em uma panela coloque os 3 ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até que o coco fique dourado. Reserve os 250g pedidos na receita e o restante reserve para decorar os quindins.
Agora para fazer o quindim, você mistura em uma tigela grande o coco fresco, o coco queimado e o açúcar.  Depois acrescente a manteiga e misture bem de novo. Em seguida junte o leite de coco e misture. Com um filme plástico, cubra bem a tigela e leve a geladeira para descansar por no mínimo 6 e no máximo 12 horas. 
Antes de acabar de preparar a massa dos quindins é preciso untar as forminhas. Para untar você irá precisar de:
- 400g de glucose branca
- 1/4 de xícara de água filtrada
Leve ao fogo a glucose e a água, mexendo sempre até que a mistura aqueça e derreta, assim ela já estará pronta. Coloque 1 colher de sopa rasa dentro de cada forminha de quindim. Com o dedo ou uma colherzinha, espalhe a glucose pelas laterais internas da forminha e deixe descansar por 10 minutos antes de colocar a massa.
Tire a sua tigela com a massa da geladeira e mexa com um garfo para soltar a massa, deixando-a bem soltinha. Na própria tigela, adicione as gemas, misture até que que a massa fique homogênea e coloque a massa até a borda das forminhas e disponha as forminhas em uma assadeira grande. Deixe a massa descansando mais 20 minutos antes de levar ao forno.
10 minutos antes de colocar no forno, pré-aqueça em 180º. Coloque a assadeira com as forminhas de quindim no forno e na assadeira coloque um pouco de água já quente para assar os quindins em banho-maria. O tempo preciso para assar varia de forno para forno, mas gira em torno de 30 a 45 minutos, e para saber se está pronto é só ver se ele está dourado e firme ao toque.
Para desenformar, aperte de leve o quindim e você vai sentir ele solto na forminha. Pressione com cuidado pelo canto e desenforme o quindim. Se for preciso, tire um pouco do excesso da glucose de cima do quindim e pronto! Coloque em forminhas bonitinhas, decore com um pouco de coco queimado em cima para dar um charme a mais e sirva!
Esta receita rende cerca de 125 quindins deste tamanho aqui ou 50 quindins deste tamanho aqui.
Obrigada ao pessoal do Bendito Quindim, uma família que com a sua doce união se tornou um sucesso e por compartilhar conosco essa doce receita! 
*
Atenção a lista de compras:
- Açúcar refinado
- Água
- Coco ralado fresco
- Leite de coco
- Manteiga
Crédito da receita e fotos: Bendito Quindim
BARRADOCE.COM.BR
 

0 comentários:

Postar um comentário