quinta-feira, 14 de junho de 2012

BRIGADEIRO DE LIMÃO SICILIANO (BY MARIA BRIGADEIRO)



Brigadeiro é um doce que todo mundo adora e ninguém vê a hora de ficar pronto para tascar uma colherada! Ensinado de avó para mãe e de mãe para filha, cada um tem a sua receita favorita e com as suas adaptações.


Foi de muito pequena que a Juliana Motter, proprietária da Maria Brigadeiro, começou a se apaixonar em comer e fazer este docinho tão brasileiro, que tem este nome pois era oferecido nas festas da campanha eleitoral do Brigadeiro Eduardo Gomes, em 1945, para presidente. O Brigadeiro Eduardo Gomes não ganhou a eleição, mas o docinho ganhou a "patente" como nome e foi eleito o queridinho do Brasil desde então!

Porém o brigadeiro, até pouco tempo, era um mero docinho de festa, mas agora ele ganhou status, muitos sabores e variações, assim como a deliciosa versão da Juliana Motter do Brigadeiro de Limão Siciliano que ela compartilhou com a gente!

Para fazer o Brigadeiro de Limão Siciliano, você vai precisar de:
- Raspas de 2 limões sicilianos
- 2 Colheres de sopa de chocolate branco em raspas
- 1 Lata de leite condensado
- 1 Colher de sopa de manteiga sem sal
- Manteiga para untar a mão
- 200g de raspas de chocolate branco (para envolver os brigadeiros)

O ideal para fazer esta receita, assim como tantas outras, é ter todos os ingredientes prontos e separados antes de ligar o fogão. Raspe as cascas dos limões com cuidado usando um descascador de frutas cítricas, que é aquele que tem uma fileira de uns 6 furinhos na ponta. Se você não tiver, pode usar um descascador normal, ficando menor com uma faca depois ou até usando um ralador fino. O cuidado principal que tem que se tomar ao descascar é que não se pode usar a pele branca, pois ela deixa um gosto amargo (isso vale para todas as receitas que usam a casca do limão ou laranja).

O chocolate que vai na massa também é bom ser ralado em um ralador manual. Agora panela no fogão e mão na massa! Em fogo baixo, coloque na panela o leite condensado, as raspas de chocolate e a colher de manteiga e fique mexendo sempre, até que o brigadeiro chegue no ponto que leva uns 10 minutos, mais ou menos, que é quando ele começa a desgrudar do fundo da panela.

Com o brigadeiro no ponto, desligue o fogo e acrescente as raspas de limão, misturando bem para que libere todo o seu aroma no brigadeiro. Feito isso, despeje o brigadeiro em uma recipiente de louça untado com manteiga e deixe esfriar. Enquanto isso, você pode ralar o chocolate branco que irá envolver os brigadeiros. Enrole os brigadeiros em bolinhas e envolva-os com o chocolate.

*
Atenção para a lista de compras:
- Leite condensado
- Limão Siciliano
- Manteiga

Crédito da receita: Maria Brigadeiro
 
BARRADOCE.COM.BR

0 comentários:

Postar um comentário