quinta-feira, 14 de junho de 2012

MINI CUPCAKES DE CHOCOLATE COM GUINESS (BY EDEN DA SUGAR AND CHARM)



Uma outra receitinha deliciosa para saborear na comemoração do Dia de São Patrício, que é amanhã, mas também para fazer para os amigos em um final de semana qualquer. Estes mini cupcakes de chocolate são esplendorosas mordidas com o original sabor da Guinness, que conquistará até as mulheres que não são chegadas em cerveja nesta receita maravilhosa que a Eden, do blog Sugar and Charm, dividiu com a gente tão gentilmente.
Levante o seu copo com Guinness e brinde! Só não esqueça de colocar a cerveja na receita, hein?!




Para fazer os mini cupcakes, você irá precisar de:
- 1 xícara de Guinness Extra Stout
- 3/4 de xícara de manteiga sem sal
- 3/4 de xícara de cacau em pó
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 3/4 de colher de chá de sal
- 2 ovos grandes
- 3/4 de xícara de sour cream (3/4 de xícara de leite integral com 1 colher de sopa de suco de limão, deixando descansar por 10 minutos antes de usar)

Já deixe preparada a sua forma de metal para mini cupcakes com todas as forminhas de papel dentro e pré-aqueça o forno em 180°C. Em uma panela pequena, coloque a cerveja e a manteiga para esquentar em fogo médio, porém sem deixar que ferva. Em seguida, adicione o cacau em pó, misturando bem para que ele se incorpore e, então, desligue o fogo e deixando esfriar por uns 10 a 15 minutos. Na panela, adicione o açúcar, mexendo bem para que ele dissolva. Agora, em uma tigela peneire a farinha, o bicarbonato e o sal. Na batedeira, bata os ovos e o sour cream em velocidade média até formar um creme, na sequência junte a mistura de cerveja, deixando uma mistura homogênea. Despeje na batedeira aos poucos a mistura de farinha, tomando o cuidado de raspar as bordas para que todos os ingredientes secos sejam misturados a massa. Preencha as forminhas de papel com a massa, enchendo apenas 2/3 do seu volume e leve ao forno por cerca de 8 minutos ou até o teste do palito sair limpo. Enquanto você espera os mini cupcakes esfriarem em uma grade de confeiteiro, vamos preparar a cobertura.

Para fazer a cobertura, você irá precisar de:
- 1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 2 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
- 1/4 de xícara de leite
- 1/2 favo de baunilha raspado
- 1/2 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 xícara de Guinness

Numa panela pequena, coloque a cerveja e deixe esquentar em fogo baixo por 10 a 15 minutos, pois assim o álcool evaporará e a cerveja irá também engrossar. Pode ser que a redução não fique com muito grossa, mas é possível usar ela assim mesmo. Na batedeira, bata em velocidade alta a manteiga até que ela fique fofa e cremosa, adicionando, em seguida, o açúcar de confeiteiro, intercalando com o leite, colocando sempre 1/3 de cada. Com a mistura bem cremosa, junte a essência de baunilha e as sementes do favo de baunilha que você raspou. Por fim, despeje aos poucos a cerveja reduzida, experimentando sempre para ver se o sabor te agrada, pois você não precisa necessariamente usar toda a redução de cerveja.

Com a cobertura pronta, coloque-a em um saco de confeiteiro com o bico de sua preferência (Eden usou um bico perlé) e confeite os seus mini cupcakes. Com esta receita é possível fazer cerca de 48 mini cupcakes.

Thank you, Eden!

*

Atenção para a lista de compras:

- Açúcar
- Açúcar de confeiteiro (disponível apenas através da nossa loja física)
- Bicarbonato de sódio (disponível apenas através da nossa loja física)
- Bico de confeiteiro
- Cacau em pó (disponível apenas através da nossa loja física)
- Essência de baunilha
- Farinha de trigo
- Favo de baunilha (disponível apenas através da nossa loja física)
- Forma de metal para mini cupcakes
- Forminhas de papel para mini cupcakes
- Grade de confeiteiro
- Guinness Extra Stout
- Leite
- Leite
- Limão
- Manteiga sem sal
- Ovos
- Saco de confeiteiro
- Sal

Crédito da receita e das imagens: Eden (Sugar and Charm)
BARRADOCE.COM.BR

0 comentários:

Postar um comentário