sexta-feira, 27 de abril de 2012

PANTUFA PARA DORMIR



 Fiz esta pantufa toda fechada até o tornozelo com um frufru no acabamento. Como fiz para colar numa sola de borracha, fiz a sola de crochê em ponto meio alto acompanhando o formato da sola. Infelizmente dei uma matutage e apaguei a foto, mas para quem quizer fazer sem a sola de borracha, basta desenhar o pé numa folha de papel, recortar e fazer a sola acompanhando o formato desenhado. Esta foto ainda está sem a sola colada e como podem ver ela pode ficar assim. Eu só optei pela sola de borracha porque acho que conserva mais e suja menos, além de facilitar para andar porque adere melhor, não precisa ficar patinando dentro de casa. Fiz um pap da confecção desta, mas por ser um pé tamanho 40 é bem específico para um tamanho grande. Para quem quizer para um pé menor, pode seguir a receita: do blog Eu e o mundo em que vivo.


Levantei 6 carreiras ao redor da sola pegando um por cima e outro por baixo. Na sétima carreira peguei os 3 pontos tecidos por cima todos juntos, conforme mostra a foto. Para um tamanho menor diminuir o número de carreiras.


Continuei tecendo assim até achar que a altura estava boa.


Devido ao tamanho do pé, fechei algumas carreiras com uma agulha de costura com pontos invisíveis e depois teci mais 4 carreiras diminuindo da mesma maneira para chegar proxima ao tornozelo. Para um tamanho menor pode continuar tecendo diminuindo em todas até chegar à altura do tornozelo sem precisar dessa costura. Diminui também alguns pontos no meio da parte de trás para tomar a forma do calcanhar.


Para formar a primeira carreira do acabamento, fiz 4 pontos altos em cada ponto de base da carreira anterior. A linha utilizada para este acabamento foi a Eureka, é uma linha fina, se optar por uma linha grossa pode fazer 3 pontos altos. Tambem usei outra linha porque 1 novelo da linha utilizada para a pantufa, Cisne Bebe, não seria suficiente para concluir o trabalho, então utilizei outra que já tinha. Para um tamanho menor 1 novelo da Cisne Bebe é suficiente.
Sobre a carreira de pontos altos do frufru, um carreira de ponto baixo na cor da pantufa.


Para a segunda carreira do frufru levantei uma carreira pegando na ultima carreira da pantufa por dentro, 1 ponto 

Da mesma forma a terceira carreira de frufru, 1 pa mais 1 corrente, para formar a base em toda a volta por dentro, e completando a ultima carreira da mesma maneira, 4 pa no ponto alto de base, mais 4 pa no espaço.
Ao redor da sola fiz uma carreira de ponto caranguejo com 2 fios.

BLOG EU E O MUNDO EM QUE VIVO



Vamos ver se conseguimos passar à contento como se faz o sapatinho.1-22 correntinhas + 3 p/virar, nestas 3 correntes no mesmo buraco +5 P/altosque perfazem 6 pa. Depois disso segue em ponto alto nesta correntinha até completar 20 p/altos.Chega-se ao fim da corr. e no mesmo buraco faz 6 p/altos,e segue em frente fazendo +20 p/altos e fecha em pbx. na corr.Sobe 3 corr.para virar e continua em ponto alto até chegar onde foram feito os primeiros aumentos e faz 2 pontos altos em cada ponto alto feito ou seja 12 p/aí segue em frente até chegar do outro lado e faz a mesma coisa 12 pontos altos. 2 pontos no mesmo buraco.Feito isso segue em pontos altos até os próximos aumentos que vão ser 2 p/a no mesmo buraco 1 p/alto no próximo 2 p/altos 1 p/alto no próximo até completar 18 pontos altos de aumentos. Aí segue até o outro lado fazendo a mesma coisa o que vai dar o formato da sola.Na próxima carreira não tem aumento segue com ponto alto a volta toda ponto sobre ponto. Ao todo são 4 voltas p/a sola.Terminada a sola suba 3 corr. e trabalhe em ponto relevo ou seja um ponto pega pela frente o outro por traz nesta carr. vai assim até fechar. Na proxima carreira começam a diminuições p/ a fomação do peito do pé.Trabalhe em p/relevo até chegar na ponta do pé aí vc pega 3 pjts e fecha em pbx. vc. vai fazer isso sempre no mesmo ponto e até que chegue a altura desejada no meu caso de 13 carr. até ficar na altura que eu queria. Aí faz uma carreira pode ser de picô ou 3 pontos altos deitados presos por pontos pbx para dar acabamento

AMANTES DO CROCHÊ

0 comentários:

Postar um comentário