sexta-feira, 20 de abril de 2012

DICAS IMPORTANTÍSSIMAS DE TRICO



Dicas Especiais

A Solange, do maravilhoso porém extinto blog Montricot, deu essas dicas. A grande maioria delas eu não conhecia. Espero que gostem.
Muito obrigada Sol, foi seu blog que me inspirou a criar o meu. Um beijo!

Dicas para iniciantes

· Compre toda lã de que vai precisar, de uma só vez. Caso contrário, você se arrisca a não encontrar outra exatamente igual.Toda remessa de lã tem um número. Mas, mesmo da mesma cor, remessas diferentes não são totalmente iguais.
· Se a lã for demais e sobrar, não se desfaça dela. Mais cedo ou mais tarde, você poderá utilizá-la para barrados ou desenhos em outras peças de tricô ou crochê.
· Lembre-se que é importantíssimo executar uma amostra, a fim de adaptar o seu modo de trabalhar às explicações da receita. Se precisar de mais malhas ou pontos para ter os 10cm de uma amostra é porque seu ponto é apertado. Nesse caso, troque por agulhas meio ou um ponto mais grossas. E vice-versa, se você tem ponto frouxo·
. Quando executar um trabalho com linha ou barbante de algodão, lembre-se de que ele vai encolher ao ser lavado. Por isto, faça uma amostra com 10cm e ponha de molho de um dia para o outro. Depois, passe sabão e enxágüe. Deixe enxugar na horizontal, sobre uma toalha felpuda. Passe com ferro a vapor, pelo avesso. Torne a medir. Você terá então uma amostra básica - que servirá de referência para adaptar o trabalho.
· Retire o fio do interior do novelo para fazer tricô ou crochê.Dessa maneira, ele não embaraçará, nem ficará com partes mais retorcidas e menos espessas, o que tornaria o trabalho desigual .
· Quando trabalhar com dois fios de lã, ou com um de lã e outro de algodão, ou ainda um de lã e outro de seda, é preferível deixar os dois novelos separados, mesmo que seja menos cômodo. Ponha-os dentro de uma caixa, faça dois furos na tampa e passe cada fio num furo.Dessa forma, os novelos não se embaraçam.
· Se preferir, no entanto, ter um só novelo preparado com os dois fios (ou com três ou mais, se for o caso), refaça o novelo três ou quatro vezes antes de começar o tricô ou o croché. Assim, a tensão será mais uniforme.
· Quando você trabalhar com lã escura - o que cansa muito a vista -apoie uma toalha branca sobre os joelhos. O contraste entre o branco e o escuro será mais nítido, permitindo ver melhor as malhas ou os pontos e contá-los com facilidade.
· Quando usar lã de marca ou tipo diferente da que foi indicada, faça amostras, até que consiga uma exatamente igual à da receita. Caso contrário, use agulhas um pouco mais finas ou mais grossas. Se, mesmo assim, não conseguir as medidas indicadas para a amostra é porque a lã é muito diferente. O jeito então é mudar a receita ou a lã.
· O ponto de tricô pode ser executado com todas as carreiras pelo direito ou todas as carreiras pelo avesso. Mas há quem ache que trabalhando todas as carreiras pelo avesso o ponto fica mais regular.
· Para melhor resultado em desenhos jacquard em duas cores, escolha a lã clara um pouquinho mais grossa do que a lã escura.
· Antes de começar um trabalho em tricô ou crochê que exija muitas cores, tire de cada novelo um fio de amostra e amarre-o na etiqueta que o envolve. Quando a lã acabar, pegue a etiqueta com a amostra e leve ao armarinho para comprar outra igual, se for preciso.
. Para as principiantes que estão tricotando um trabalho formado por dois pedaços idênticos mas ao contrário, escrever novamente a receita, mas invertendo as indicações; isto evitará as hesitações e os erros quanto à localização das diminuições e dos aumentos.
. Para evitar erros numa parada do trabalho, especialmente no caso de motivos ajurados, marcar a carreira correspondente.
. As explicações para um certo modelo são geralmente fornecidas em vários tamanhos. Para facilitar a leitura, cercar de vermelho os números correspondentes ao tamanho escolhido. Isto evitará hesitações e erros possíveis.
. No caso de uma malha listrada em tricô, em vez de cortar os fios no fim das listras, passá-los nas bordas. Na hora de fazer os acabamentos, dissimulá-los nas costuras ou nas bordas, ou fazer com uma agulha de tapeçaria um ponto de chulear por cima da borda, para segurá-los.
. Quando há uma diferença de tonalidade entre dois novelos da mesma cor (lotes diferentes), para evitar a passagem brusca de uma tonalidade para outra, antes do fim de um novelo e antes de começar o seguinte,faça uma carreira da primeira tonalidade, depois uma carreira na segunda tonalidade e assim por diante, durante umas dez carreiras. Os tons alternados misturam-se suavemente.
. Numa malha canelada e listrada, para evitar a formação de uma demarcação na mudança de cor, no direito do trabalho, trabalhar do seguinte modo: na mudança de cor, tricotar a 1.ª carreira da nova cor no direito do trabalho, toda em meia, o que não diminui a elasticidade das barras. Mas esta receita só serve para os trabalhos que têm um direito e um avesso (não para echarpes, naturalmente).
. Para tricotar uma corda com quatro pontos, para as mais práticas, não é necessário pôr os p. numa agulha auxiliar. Basta passar aagulha pela frente ou por trás dos dois primeiros pontos e tricotar os dois seguintes esticando-os ligeiramente.
. Para formar as cordas, uma agulha auxiliar é bastante incômoda. Substituí-la por um passa-cadarço, introduzindo-o no trabalho. Ele serve também para contar os pontos.
. Para levantar com facilidade um grande número de pontos (por ex., nocaso da borda de um colete), usar uma agulha circular em vez de várias agulhas e tricotar com esta agulha em carreiras de ida e volta.
. Para evitar uma saliência formada por um aumento nas bordas, e principalmente para que estas continuem retas e não se deformem posteriormente, fazer os aumentos a dois ou três pontos da beirada.Por exemplo, a costura duma manga será mais regular, podendo, além disso, ser feita com um grafting vertical.
. Quando as mangas de uma malha são tricotadas uma após a outra, é difícil obter duas mangas idênticas: conseqüentemente, é aconselhável tricotá-las simultaneamente. Numa mesma agulha, montar separadamente cada manga, usando um novelo para cada uma. Tricotar repetindo as mesmas operações em cada uma das mangas.
. Quando se torna necessário deixar pontos à espera (para um decote,por exemplo), passar delicadamente um fio de linha grossa através dos pontos soltos, usando uma agulha de crochê, em vez de deixá-los numa agulha comum. Amarrar as duas pontas sem apertar muito. Deste modo, o embaraço ocasionado por uma agulha suplementar não ocorre mais e os pontos não podem perder-se.
. Quando se vai desmanchar uma parte de um trabalho, é muito mais fácil retomar os pontos soltos com uma agulha de número menor àqueleusado para executar a malha.
. Para conseguir uma curva perfeita na barra de um vestido, saia ou casaco tricotado, montar o número necessário de pontos de base,cortar o fio e passar o primeiro terço dos pontos na agulha direita.Tricotar o terço do meio. Virar, depois trabalhar em carreiras de ida e volta, pegando, no fim de cada carreira, um certo número de pontos à espera de cada lado. Repetir esta operação três vezes de cada lado.
. Para reaproveitar a lã de uma malha gasta e limpa, esticá-la sobre um pequeno quadro de madeira ou de cartolina, tipo dobadoura, para formar uma meada que será colocada ou suspensa acima de um recipiente com água fervente (tipo banho-maria, peixeira, ou marmita grande).Deixar o novelo nesta posição até o fio endireitar-se e readquirir todo seu volume inicial. Pode-se também usar uma garrafa grande de plástico, de água mineral ou refrigerante. Enrole a lã em volta dagarrafa e encha com água quente. Repita se necessário.
. Para um pequeno conserto numa malha, é necessário ter lã com a mesma cor e textura. Para isso, quando se terminar um trabalho em tricô ou em crochê, inserir nas costuras dos lados e das mangas, se forem compridas, uma ou duas agulhadas de lã. Elas estarão à sua disposição em caso de necessidade, e o que é mais importante, com exatamente a mesma cor que a malha, mesmo sendo levemente desbotada por lavagens repetidas.
. Para consertar ou alongar uma malha tricotada num ponto simples, como ponto meia ou ponto tricô, basta puxar um fio para separar a tira gasta da parte ainda em bom estado. Em seguida, levantar os pontos assim soltos e fazer uma nova barra ou alongar a malha, fazendo o mesmo ponto que foi usado para executá-la.
. Os pulôveres das crianças podem durar mais tempo se se transformarem as mangas compridas, com cotovelos gastos, em mangas curtas. Para isso, basta puxar cuidadosamente um fio na altura desejada para a manga e levantar os pontos da parte superior para formar uma nova borda.
. Muitas vezes, torna-se necessário alongar ou refazer a barra de uma malha de criança. Para que estas reparações se tornem invisíveis,tricotar, ao mesmo tempo que o pulôver, um quadrado em ponto meia (25x 25 cm), com a lã que sobrou. Pregar nele um botão, que servirá em caso de perda. Cada vez que se lavar a malha, lavar também o quadrado.Deste modo, na hora de usá-lo para o conserto, ele terá exatamente a mesma cor que a malha.
. Para que um mesmo cardigã possa ser usado por uma menina, e depois, no ano seguinte, por um menino (ou vice-versa), aconselhamos prever um abotoamento transformável fazendo casas nas duas frentes. Preparar uma fita de gorgorão, sobre a qual serão costurados os botões, tendo a mesma altura que uma das bordas e cor igual. Esta fita será pregada nolado direito ou esquerdo do cardigã, dependendo de quem vai usá-lo (BLOG 
EU E MEU TRICO)

0 comentários:

Postar um comentário