domingo, 29 de abril de 2012

BOLO DE COPO NO MICROONDAS




Arrumando o quarto da bagunça (me mudei há quase dois anos e ainda há caixas fechadas no quarto de empregada) encontrei uma receita de bolo de chocolate de caneca que uma amiga me passou. Não pensei duas vezes, larguei tudo e fui pra cozinha. Quando separava os ingredientes, lembrei que tinha visto uma outra receita no livro que tenho da Rita Lobo, Panelinha – Receitas que funcionam (a receita também está no blog dela). Pausa para uma novidade: a Rita estreia hoje um programa no GNT – já dá para ver algumas dicas no site.
Resolvi testar as duas receitas aqui pro Colheradas. Na receita da minha amiga a orientação é misturar tudo na caneca que será usada. Mas não dá certo não, a não ser que você tenha uma com capacidade de meio litro (não foi o meu caso – podem imaginar a sujeira que ficou no micro-ondas). A minha sugestão é usar uma tigela pequena para preparar e depois dividir a massa em duas canecas de 300ml.
A Rita fez algumas adaptações: trocou o óleo por manteiga (na mesma quantidade) e o chocolate em pó por cacau em pó (2 colheres de sopa em vez de 3), que não tem açúcar.
Gostei mais da receita dela, pois é mais puxada para o meio-amargo. E achei a textura dos bolos diferentes, meio esponjinha, sabe? Não fica igual ao feito no forno convencional. Mas é salvador na hora do aperto (quando você precisa de um doce, tipo TPM) ou mesmo para fazer com as crianças. É divertido acompanhar o bolo crescer através janelinha do micro-ondas.
Ah, sempre peneire os ingredientes secos. Facilita bastante na hora de misturar.
Tempo de preparo: 5 minutos + 3 minutos de micro-ondas
Rendimento: 2 porções

Ingredientes
1 ovo
4 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de óleo (ou manteiga derretida, na versão da Rita)
4 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de farinha
3 colheres de sopa de chocolate em pó (ou 2 colheres de sopa de cacau em pó, na versão da Rita)
½ colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo
Numa tigela média coloque o óleo (ou a manteiga derretida no micro-ondas – em torno de 30 segundos, depende do seu forno). Junte o ovo e bata com um garfo (ou fouet – aquele batedor de inox/silicone) até a mistura ficar homogênea. Acrescente aos poucos o leite, o açúcar, a farinha e o chocolate ou o cacau. Sempre mexendo. Por último coloque o fermento e misture delicadamente. Coloque metade da massa em cada caneca (300ml cada) e leve por 3 minutos ao micro-ondas na potência máxima.
 BLOG COLHERADAS

1 comentários:

Trofoterapeuta disse...

É bem isso. Com as crianças mais divertido ainda! A Oxford lançou uma caneca com a receita escrita e desenhada do lado interno da xícara. Assim os pequerruchos podem acompanhar facilmente a receita. Confira lá:
http://www.cardapioalternativo.com.br/2012/03/bolo-de-caneca-cupcake-de-microondas.html

Postar um comentário